02
ago

Confira os fatores que impactam na precisão do tiro no Airsoft

Com o Airsoft cada vez mais popular no Brasil e no mundo, é possível perceber que os jogadores estão sempre buscando novas formas para que as partidas desse esporte se tornem mais realistas e emocionantes.

Nesse sentido, os equipamentos de Airsoft, principalmente as armas, também caminham por representar de forma fidedigna a realidade. Entretanto, de nada adianta ter os melhores equipamentos sem um treinamento e o conhecimento adequado para manuseá-los.

Falta de planejamento tático, desconhecimento da arena na qual o jogo ocorrerá ou mesmo imprevisibilidade das ações dos inimigos são, sem dúvida, empecilhos para um bom desempenho no jogo. No entanto, a ausência de precisão do tiro no Airsoft pode trazer consequências desastrosas para a equipe.

Ao errar um disparo, o jogador coloca em evidência a sua posição e de sua equipe e desperdiça uma chance de acertar o adversário.

Para que você tenha mais precisão nos disparos, preparamos uma lista com os 6 principais fatores que impactam negativamente o tiro no Airsoft. Se você quer saber quais são, continue com a gente!

1. Cano de precisão incorreto

O cano de precisão é um acessório que, como fica claro pelo nome, garante maior precisão e estabilidade à arma durante o seu tiro. No entanto, caso seja inadequado para o seu equipamento, ele pode surtir justamente o efeito contrário e dificultar o acerto do alvo.

Para não errar na hora de escolha, é muito importante observar se ele é compatível com o tamanho e as especificações da sua arma Airsoft. Também é importante verificar o diâmetro, já que, se for menor, acaba limitando a vibração na hora do disparo. Isso gera maior estabilidade, apesar da maior exigência de manutenção.

Além disso, sempre verifique o material, pois, quando feito de componentes mais fortes e com boa durabilidade, há também um maior controle da vibração. Vale destacar que essas características variam de acordo com a sua necessidade. Nem sempre diâmetros menores se adaptam à sua rotina, pois exigem limpeza frequente. Assim como a qualidade do material também precisa se adequar ao seu tipo de armamento.

2. Ajuste do Hop-up

O mecanismo chamado de hop-up está presente em quase todos os tipos de armas, principalmente as que funcionam com disparo elétrico e a gás. Graças a ele, é possível que você regule se a munição vai subir um pouco mais ou se vai ser direcionada para baixo.

Isso faz com que haja maior alcance e também maior precisão do tiro de Airsoft.
No entanto, caso esse mecanismo não esteja ajustado corretamente, ou ainda se a sua borracha apresentar algum desgaste em decorrência do uso, a qualidade do seu disparo pode ser afetada drasticamente.

Outro fator que influencia ainda no que diz respeito a esse mecanismo é o peso das BB’s, já que as mais pesadas tendem a dar mais estabilidade na hora do disparo. Mas se o hop-up não estiver ajustado corretamente, pode não ter esse efeito.

3. Tipo de arma Airsoft

O tipo de arma pode influenciar diretamente na precisão do tiro no Airsoft. Por essa razão, é preciso escolher com atenção um equipamento de qualidade, que se adapte ao seu perfil e esteja de acordo com a função que você no jogo.

Vale destacar também que o diâmetro do cano, o comprimento ou simples regulagens e alterações feitas em seu equipamento para torná-la melhor podem influenciar diretamente na qualidade do disparo.

4. Características da munição

A qualidade e a gramatura das BB’s são características da munição que devem ser observadas para que você realize um bom tiro. Isso porque uma munição de baixa qualidade pode quebrar, se desfazer e emperrar dentro do seu equipamento, causando prejuízos financeiros e no desempenho em jogo.

Para que as BB’s sejam de qualidade e impactem positivamente na precisão do tiro, elas precisam ser lisas e não possuírem bolhas internas para manter a trajetória retilínea. Na dúvida, opte por marcas já conhecidas e comercializadas por lojas seguras e que ofereçam todo suporte necessário.

A gramatura, ou seja, o peso da munição, influencia bastante, pois as mais leves tendem a sofrer mais interferências externas, como vento, por exemplo. Vale lembrar que, para que a gramatura da munição faça efeito, é preciso estar com o hop-up ajustado.

5. Manutenção adequada

Para que sua arma Airsoft atenda às expectativas de ter um bom desempenho durante as partidas, garantindo o seu sucesso como jogador, é preciso tomar alguns cuidados.

A limpeza frequente do equipamento é primordial. Ao limpar, você pode observar como está a lubrificação, a instalação das peças e qual o estado delas. Por diversas vezes, problemas em relação à precisão do tiro no Airsoft relacionados ao equipamento podem ser resolvidos apenas realizando cuidados básicos.

6. Concentração e habilidade do jogador

Segurar uma arma, mesmo que ela não seja letal, exige bastante concentração. Algumas armas, principalmente as maiores, têm um peso considerável e ainda possuem uma força de recuo quando são disparadas, gerando um impacto no atirador. Justamente por esses fatores, manter a concentração no alvo a ser acertado pode parecer bem difícil.

Por outro lado, atirar desconcentrado pode ser um desperdício de tempo, pois terá um impacto direto na precisão do disparo. Para melhorar esse aspecto, procure relaxar e respirar fundo antes da partida e manter o foco apenas no jogo.

A falta de habilidade com os equipamentos também pode alterar significativamente a precisão do tiro no Airsoft. Por isso, caso não se sinta seguro, procure um treinamento adequado com aulas de tiro e pratique com a sua arma.

De um modo geral, esse é um esporte que exige bastante disposição e atenção aos detalhes por parte dos jogadores. Como vimos, algumas coisas que às vezes passam despercebidos podem impactar significativamente na precisão do tiro no Airsoft. Por isso, quando tiver dúvidas ou quiser melhorar esse aspecto e se sair bem durante os embates, tenha sempre em mente esses fatores listados aqui.

 

Creditos : QG Airsoft