27
jul

Entenda as principais diferenças Airsoft x Paintball

Apesar de esses jogos de estratégia e tiros possuírem algumas semelhanças — o que causa muita confusão — as diferenças entre esses dois esportes são ainda maiores, confirmando que uma modalidade é completamente distinta da outra.

Mas fique tranquilo! Para acabar com qualquer dúvida, vamos explicar as principais diferenças entre Airsoft x Paintball. Confira!

Airsoft x Paintball

Airsoft x Paintball

O jogo

O Paintball pode ser considerado quase que uma brincadeira, onde pessoas de todas as idades, inclusive crianças, podem jogar. No nível profissional, é voltado para competição, com campeonatos e troféus.

Partida de Paintball Speed

Partida de Paintball Speed

 

Já o Airsoft é como uma simulação militar de combate, em todos seus aspectos, podendo ser praticado apenas por maiores de idade, porém sem viés competitivo. O foco do esporte está na simulação perfeita e no jogo em si, não existem competições, prêmios e troféus para seus “vencedores”.

No Airsoft há uma infinidade de objetivos que variam a cada partida, como eliminar determinado adversário, resgatar reféns ou conquistar o território inimigo, o que deixa o jogo muito mais interessante e emocionante, pois em cada campanha, novas estratégias e táticas precisam ser elaboradas para vencer uma ou mais equipes adversárias e cumprir a missão estabelecida.

Partida de Airsoft

Partida de Airsoft

 

Já no Paintball, em sua modalidade mais comum, conhecida como Speed-Ball, não se enfatiza tanto a parte estratégica, e verdadeiros “tiroteios” ocorrem para eliminar o inimigo e capturar sua bandeira da forma mais rápida possível.

Quando a brincadeira fica séria, entra em cena outra versão do esporte, paintball Cenário (ou MilSim, uma abreviação de Militar Simulation), bem parecida com o Airsoft. Muda algumas regras e principalmente os equipamentos utilizados.

Paintball Milsim

Paintball Milsim

Armas

Armas Airsoft x Armas Paintball

Armas Airsoft x Armas Paintball

 

Como já dissemos lá em cima, o Airsoft preza pelo realismo da brincadeira. Seu armamento não poderia ser diferente. As armas utilizadas no jogo imitam equipamentos reais, como pistolas, metralhadoras, shotguns, snipers, carabinas e espingardas.

Além disso, existem três tipos diferentes de mecanismos de disparo: elétrico ou Automatic Eletric Gun (AEG), o mais comum e recomendado para iniciantes; a gás ou GBB (Gas Blowback), e aquelas com compressão manual de mola.

 

armas de airsoftArmas de Airsoft

 

Vale lembrar que muitos praticantes utilizam equipamentos de proteção, como máscaras e roupas com camuflagem militar.

No Paintball, as armas são conhecidas como marcadores e funcionam com um sistema de disparo de propulsão a gás carbônico ou ar comprimido, que dependendo da calibragem da pressão muda a velocidade dos tiros. A sua imensa maioria não são realistas, principalmente com o Loader superior (compartimento que armazena as bolinhas), e possuem um alcance bem menor que as armas de airsoft. Por outro lado, o som dos marcadores de airsoft é muito mais legal que o da maioria das AEGs, as armas de airsoft mais usadas.

 

Marcador de Paintball Tippmann A-5

Marcador de Paintball Tippmann A-5

Munição

Munição Airsoft x munição Paintball

Munição Airsoft x munição Paintball

 

Esse é outro ponto que diferencia o Airsoft x Paintball. No primeiro, são utilizadas bolinhas brancas (bb’s) de plástico, sem tinta, com 6mm de diâmetro.

Como esse tipo de tiro não deixa marcas no alvo, apenas provoca o impacto, aqui surge o principal pilar do Airsoft: a honra!

Quando atingidos, os jogadores imediatamente se acusam — muitos utilizam um pano vermelho — e saem do jogo. “Espertinhos” não têm vez nesse esporte, e quem tenta burlar as regras é desprezado pelos demais.

No Paintball as bolas de tinta colorida “marcam” a roupa do adversário, denunciando que o alvo foi acertado. Possuem o diâmetro de 0.68 polegadas.

Outro dado importante: as bb’s são muito mais baratas – cerca de R$ 45 um saco com 2 mil — do que as bolinhas de tinta, em que na mesma quantidade não sai por menos de R$ 200.

Outra questão a ser levantando é em termos de dor. Na minha opinião os tiros do paintball e do airsoft são bem equivalentes nesse sentido. Por outro lado, o hematoma na pele é muito maior nos tiros de paintball do que nos de airsoft, afinal, a bolinha do paintball é bem maior.

Arenas

Os campos de Paintball, geralmente, são arenas planas retangulares, porém delimitadas. Obstáculos e objetos também fazem parte do cenário para deixar o jogo com mais alternativas de táticas e esconderijos. Barris, tonéis, carretilhas e obstáculos infláveis também são utilizados.

Campo de Paintball Speed

Campo de Paintball Speed

 

O Airsoft (e o paintball milsim), por outro lado, é praticado em áreas abertas, como campos, florestas, fábricas ou galpões abandonados, onde prevalece a tática e o trabalho de equipe. A área de combate mais ampla e aberta, torna as partidas muito mais tensas e emocionantes, por conta de sua complexidade.

E é justamente essa complexidade e o nível de dificuldade mais elevado que faz do Airsoft muito mais atraente e interessante. Somente os fortes e os estrategistas com espírito de equipe sobrevivem!

Legislação

Uma ultima questão. O paintball ainda ocupa uma área meio acinzentada na legislação brasileira. Apesar de ser praticado a muito tempo no Brasil isso sempre se deu aos arredores da lei. Se fossemos levar a legislação ao pé da letra o paintball seria um esporte restrito pois as armas têm calibre maior que 6 mm (0.68 “) e o jogador deveria ser registrado no Exército para jogar. Já o airsoft está regulamentado pela portaria 002-colog de 26-02-2010.

Resumindo:

    1. O airsoft não tem competição. O objetivo é simular combates. No paintball (speed) o objetivo é ganhar a partida;
    2. As armas de airsoft são muito mais realistas que os marcadores de paintball, e existem muito mais opções e modelos para se escolher;
    3. A munição no airsoft é muito mais barata;
    4. As armas de airsoft tem um alcance muito maior que os marcadores de paintball;
    5. O tiro de airsoft dói menos (eu acho que é a mesma coisa) e deixam marcas no corpo muito menores que as de paintball;
    6. No paintball você suja toda sua roupa e equipamentos de tinta. No airsoft não temos esse problema;
    7. No airsoft você está eliminado com um tiro em qualquer lugar do corpo (regra geral). No paintball a bolinha precisa estourar para você ser eliminado (regra geral);
    8. O som da armas de paintball costumam ser mais legais que o das armas de Airsoft;
    9. Os campos de paintball costumam ser menores e com obstáculos irrealistas. Os campos de airsoft são maiores e mais parecidos com cenários de guerra (o mesmo vale para o paintball cenário);
    10. Os jogos de paintball acabam mais rápido;
    11. O paintball ainda é mais conhecido no Brasil
    12. Atualmente o paintball não está 100% regulamentado pela legislação brasileira (em tese é restrito). O airsoft está amparado por uma portaria do exército.

Agora que você já conhece essas duas modalidades, Airsoft x Paintball, saiba que, no geral, o primeiro exige um investimento muito menor em armas, equipamentos e insumos.

 

Creditos: QG Airsoft